menopausa
Reposição da aula do dia 04/10/2013
A menopausa
O que é a menopausa?
A menopausa é caracterizada por uma interrupção fisiológica dos ciclos menstruais, devido à interrupção da secreção hormonal dos ovários (estrógenos e progesterona) e o encerramento da ovulação. Falamos em menopausa quando uma mulher não menstrua mais durante 12 meses consecutivos. Menopausa é uma palavra grega que significa “pausa na menstruação”. Não há uma idade definida e certa para todas as mulheres. Em média, a partir dos 40 anos de idade surgem os primeiros sintomas da menopausa.
Ciclos envolvidos:
- PERIMENOPAUSA
- MENOPAUSA
-PÓS-MENOPAUSA
O que acontece em cada ciclo:
PERIMENOPAUSA:
A redução na produção dos folículos ovarianos aumenta por volta dos 40/45 anos e a chance de ovulação a cada ciclo menstrual diminui 50%.
O ritmo redução e variação dos níveis hormonais, bem como a sensibilidade de cada mulher são os fatores responsáveis pelos sintomas de maior ou menos intensidade.
Nessa fase da Menopausa, ou seja, na PERIMENOPAUSA, a principal característica é a irregularidade nos ciclos menstruais. Pode ou não ocorrerem os primeiros suores e calores noturnos.
MENOPAUSA:
Nesta fase, a mulher está há um ano ininterrupto sem menstruação. Os calores e suores são mais intensos. Outros sintomas podem surgir, como: insônia, mudanças no humor, irritação, pele ressecada, falta de libido, etc.
PÓS-MENOPAUSA:
Em vez de ver a vida depois da menopausa como o início do fim, muitas mulheres hoje veem essa fase como um novo começo. Estudos vêm demonstrando que muitas mulheres consideram os anos da pós-menopausa como a melhor época em que há mais tempo e energia para carreira, relacionamentos, sexo, interesses pessoais, e tempo para si mesma.
Nesta fase, os sintomas da menopausa tendem a desaparecer gradualmente; contudo é necessário lidar com as alterações físicas resultantes das mudanças hormonais e do