Dureza
Dureza total
Larissa Rodrigues
Presidente Prudente-SP
2014
DUREZA TOTAL
INTRODUÇÃO
Análise volumétrica ou volumetria é a designação dada aos métodos da química analítica quantitativa ou métodos de dosamento nos quais a quantidade de substância que se pretende determinar é calculada a partir da medição de um volume. Em geral, uma solução de concentração rigorosamente conhecida (solução padrão) é adicionada a uma solução da amostra a analisar até que toda a amostra seja consumida através de uma reação química, isto é, até que se atinja o ponto de equivalência. O processo é conhecido como titulação e o ponto de equivalência corresponde à situação em que reagiram quantidades equivalentes do padrão e da amostra.
A “dureza” na água para consumo humano é causada essencialmente pela presença de sais de cálcio e magnésio, sendo considerada “dura” quando existem valores significativos destes sais e “macia” quando contém pequenas quantidades.
OBJETIVO
Pretendeu-se através da prática determinar a dureza total da água através da complexação com EDTA.
PRINCIPIO DO MÉTODO
O processo consiste na titulagem da dureza com uma solução padrão de ácido etilenodiamino tetracético (EDTA). Esses compostos formam íons complexos muito estáveis com o cálcio e o magnésio, bem como os outros íons que formam dureza.
Em presença de um indicador apropriado, que revelem quando os íons causadores da dureza foram complexados, a titulagem com EDTA torna-se um processo muito eficiente e simples.
Geralmente usa-se como indicador o corante Negro de Eriocromo T, o qual em pequena concentração, quando em solução, tem uma cor azul, porém, ao se adicionar n Negro de Eriocromo T a uma amostra de água que contenha dureza, forma-se com os sais de cálcio e magnésio um íon complexo fraco, o qual tem a cor