DUALISMO PLATÔNICO
TEMA: A INFLUÊNCIA DO DUALISMO PLATÔNICO NA TEOLOGIA E PRAXIS CRISTÃ
INTRODUÇÃO:
Objetivo
O objetivo deste trabalho é demonstrar que a teologia Cristã e a prática eclesial, foram afetadas diretamente pelo dualismo platônico.
No segundo século as comunidades cristãs foram invadidas por ideias gnósticas, que por sua vez tiveram como uma das suas fontes principais o dualismo antropológico platônico.
Influenciada por este dualismo a Igreja passa a defender tanto a separação entre espírito e matéria, quanto à imortalidade da alma.
Com o decorrer dos séculos, e à medida que o pensamento teológico foi se desenvolvendo este dualismo foi se solidificando de diferentes formas, obtendo aceitação na maioria dos círculos cristãos, quase sem encontrar oposição.
O impacto deste dualismo não fica restrito à antropologia, mas vai determinar a construção do pensamento cristão em suas variadas dimensões (políticas, sociais, econômicas, culturais, etc), bem como influencia até hoje a práxis da igreja levando-a a valorizar mais os aspectos transcendentes (celebração, oração, vida eterna, etc), deixando de lado o labor vivencial, a causa da justiça, da igualdade, a luta em favor dos desfavorecidos, conforme o exemplo do fundador do Cristianismo (Jesus).
Justificativa e relevância: Muitos críticos e defensores do cristianismo equivocam-se na compreensão desta realidade fazendo declarações parciais ou sem conhecimento sobre a questão. Discutir e situar a influência deste dualismo na Teologia e práxis cristã visa ajudar na compreensão dos elementos que a construíram, possibilitando uma crítica mais fundamentada ou uma defesa mais consciente.
A pesquisa parte do interesse do pesquisador que é tanto um crítico da teologia e práxis cristã, como professo cristão, que entende que as distorções presentes na compreensão da matéria de ambos os lados causam enormes prejuízos à vida.
O trabalho tem sua relevância como uma tentativa de diminuir estes prejuízos.