Sociologia das Organizações
ABORDAGEM CLÁSSICA E O FORDISMO
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho sobre teorias organizacionais, UDESC – CEPLAN para curso de Engenharia Industrial Mecânica.
SÃO BENTO DO SUL – SC
2011
SUMÁRIO
-
4 CONCLUSÃO 16
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos as teorias que se foram as precursoras no estudo da administração de empresas, e que são utilizadas ainda nos dias de hoje como modos de tornar sua empresa eficiente e competitiva. Frederick Taylor preocupado em como fazer tudo funcionar do melhor meio possível. Inicio o estudo de tempo e movimento para que nada do que feito fosse desperdício. Henry Fayol seu foco foi mais voltado para as funções essenciais da empresa. Onde dividiu-as em seis grupos de operações em que este modelo é utilizado largamente na industrial nos dias de hoje. Os grupos são técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contabilidade e administrativas. Max Weber contribuiu imensamente para os estudos da sociologia no setor administrativo. E finalmente Henry Ford Montou uma estrutura organizacional para produção em massa, sendo o primeiro a formar um linha de montagem.
1.1. OBJETIVO
1.1.1 Objetivo Geral
Através do estudo iremos nos aprofundar na teoria das organizações e como estas influenciaram o mundo, nos focaremos na abordagem clássica e como está foi se estruturando.
1.1.2 Objetivos Específicos
Buscar informações sobre o tema;
Aprofundar-se nos temas;
Descrever as abordagens utilizadas;
2. ABORDAGEM CLÁSSICA
O aprofundamento da Revolução Industrial a partir da segunda metade do século XIX gerou inúmeras conseqüências para a sociedade, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento e aumento da complexidade das organizações empresariais. O aparecimento