projeto de pesquisa
1. Tema: O trabalho do Serviço Social com pessoas em situação de drogadição.
2. Delimitação do objeto: O trabalho do Serviço Social com pessoas em situação de drogadição. Hospital Espírita Eurípedes Barsanufo. Goiânia. 2013.
3. Justificativa: A escolha desse projeto de pesquisa originou-se a partir do campo de estágio que despertou-me o interesse pelo trabalho do Serviço Social com dependentes químicos em tratamento.
A casa de Eurípides atualmente desenvolve um serviço um serviço especializado no atendimento a pessoas em situação de dependência química e transtorno mental, de ambos os sexos. È dirigida por uma equipe de profissionais da área de Medicina, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem e outra terapias auxiliares.
4.1. Objetivo geral: Compreender a necessidade de integrar o indivíduo em situação de drogadição na sociedade.
4.2. Objetivo específico:
Estabelecer quais os principais acompanhamentos realizados pelo Serviço Social no trabalho com pessoas em caso de drogadição.
Propor medidas de prevenção ao uso de drogas.
5. Problema de pesquisa: Quais os fatores contribuem para as pessoas se envolverem com drogas segundo a percepção dos profissionais de Serviço Social?
6. Hipótese:
O sexo masculino e mais propenso ao consumo de drogas pelo baixo nível de escolaridade.
O principal motivo que levam as pessoas a se envolveram com drogas é a falta de estrutura familiar.
7. Quadro teórico: O projeto será desenvolvido através de artigos com fundamentação dos seguintes autores Célia Azevedo (12/1998); Mariado Céu Pardal (12/1998); Isabel Sarmento (12/1998); Maria Sidalina Almeida (12/1998).
A autora Célia Azevedo (06/1998), vem nos reportar da junção dos técnicos ligados a justiça como: Juízes, Procuradores da República e delegado, Advogados, Técnicos de Reinserção Social, estão também técnicos da Saúde nomeadamente Médicos e Enfermeiros e os Técnicos de Ação Social, envolvidos numa mesma causa –