DSTs
Transmissão: A sífilis é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria: a Treponema pallidum. Ela é adquirida, principalmente, via contato sexual desprevenido, com parceiro infectado. Pode ser transmitida de mãe para feto: sífilis congênita.
Sintomas: Geralmente, feridas indolores e nódulos linfáticos inchados são possíveis sintomas para a sífilis primária. Pessoas com sífilis secundária também podem apresentar febre, fadiga, exantema, dor e perda de apetite, entre outros sintomas. A sífilis terciária causa problemas no coração, no cérebro e no sistema nervoso.
Prevenção: Uso da camisinha.
Tratamento: A opção de antibiótico recai sobre a penicilina. A dosagem e a aplicação (em um músculo ou em uma veia) dependem do estágio da doença. Também se pode utilizar doxiciclina como um tratamento alternativo em indivíduos que são alérgicos à penicilina.
Gonorréia
Transmissão: causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Qualquer indivíduo que pratique qualquer tipo de sexo pode contrair a gonorréia. A infecção pode ser transmitida por contato oral, vaginal, peniano ou anal, assim, ânus e faringe podem, também, se comprometer. A probabilidade de contaminação após o relacionamento com um parceiro doente é de 90%.
Sintomas:
Homens:
Ardência e dor ao urinar
Aumento na freqüência ou urgência urinária
Corrimento do pênis (de cor branca, amarela ou verde)
Vermelhidão ou inchaço na abertura do pênis (uretra)
Testículos doloridos ou inchados
Dor de garganta (faringite gonocócica)
Mulheres:
Corrimento vaginal
Ardência e dor ao urinar
Aumento na frequência urinária
Dor de garganta
Dor durante o ato sexual
Dor aguda na parte inferior do abdômen (se a infecção se espalhar para as trompas de falópio e a região abdominal)
Febre (se a infecção se espalhar para as trompas de falópio e a região abdominal)
Se a infecção se espalhar para a corrente sanguínea, poderão ocorrer sintomas como febre, erupções e artrite.
Prevenção: Não ter relações