Drogas
Droga é o nome dado a todas substâncias químicas, naturais ou sintéticas que podem provocam alterações psíquicas, danos físicos e ou psicológicos aos usuários. O uso contínuo provoca, além desses problemas, dependência química. A utilização contínua e prolongada pode provocar a overdose.
Na maior parte dos casos, as drogas servem como uma fuga da realidade, colocando o usuário em um estado psíquico que lhe parece favorável. A partir disso qualquer coisa se torna motivo para a utilização, e após algum tempo a pessoa está completamente dependente.
O Uso e Efeitos das Drogas O RISCO E O PRAZER
Correr riscos é algo que faz parte do ser humano. As pessoas gostam de desafiar, de ousar, porque quem ousa, quem arrisca, sente-se vivo, aprende mais sobre si próprio e sobre os outros, testa suas habilidades e passa a ter outras que não possuía.
Além disso, arriscar dá prazer. Muitas vezes, o que se busca quando se corre algum risco, quando se desafia algum limite, é o prazer que isso nos dá - saber, como num jogo, que é possível ganhar ou perder. Vamos ver alguns exemplos para ilustrar essa questão envolvendo risco e prazer.
Tem quem dirija de madrugada em alta velocidade, "furando" todos os sinais vermelhos. O risco é bastante alto: pode acontecer um acidente e até mortes. É difícil imaginar exatamente o prazer que se pode sentir nisso. Provavelmente ele deve existir, senão não haveria quem dirigisse dessa forma.
Sem dúvida, é um desafio que a pessoa está enfrentando, mas um desafio que põe em risco a própria capacidade de continuar enfrentando desafios. Pois esse jogo de ganhar ou perder, de riscos e de prazeres, que faz parte de nossa vida, exige uma condição: precisamos estar vivos para jogá-lo.
Mas quando o assunto é drogas?
Se as drogas não oferecessem nenhum tipo de prazer, a gente não se preocuparia com o consumo delas, porque simplesmente ninguém as usaria. E quanto aos riscos?
Geralmente, as perguntas dizem