Contador: o perfil prático dessa profissão na visão das micro e pequenas empresas em teresópolis.
A Profissão Contábil
A contabilidade foi a primeira profissão regulamentada no Brasil. Ela surgiu com a criação do ensino comercial, em 1931, viabilizando os negócios e acelerando o desenvolvimento econômico.
A contabilidade é uma enorme fonte de registro, interpretação e informação de dados empresariais, governamentais e de entidades do terceiro setor.
Contador é o profissional que lida com a área financeira, econômica e patrimonial. Eles servem à sociedade, aos empresários, às entidades sociais, culturais e filantrópicas, aos governos (federal, estaduais e municipais), aos investidores, ao judiciário.
Para o contador, cada número tem seu significado, tudo é importante, pois cada dado que ele avalia traduz a representatividade dos negócios de uma empresa.O contador deve estar sempre atualizado quanto as leis que regem o patrimônio das pessoas jurídicas (empresas), bem como às datas e prazos das obrigações fiscais e interpretar corretamente os dados coletados, para assim adotar os procedimentos necessários para o crescimento da empresa ou instituição.
É muito importante que o contador exerça a profissão com ética, diligência e honestidade. O contador tem acesso a inúmeras informações privilegiadas das organizações e por isso é indispensável o sigilo das mesmas, cabendo ao contador um contínuo cargo de confiança e respeito dentro da organização.
O profissional contábil entra numa nova era, mais atualizada, mais dinâmica, mais inovadora e mais exigente. Cabe aos profissionais da Contabilidade a responsabilidade na maximização da utilidade da informação contábil e todo o trabalho de procurar atender aos diferentes usuários desta informação.
Áreas de atuação
O mercado de trabalho proporciona aos contadores muitas oportunidades, sua área de atuação é bastante ampla e oferece inúmeras oportunidades de trabalho. O profissional depois de formado pode