Experimento da aceleração da gravidade
469 palavras
2 páginas
Introdução Em Mecânica, um pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada de posição de equilíbrio. O pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimento oscilatório. A descoberta da periodicidade do movimento pendular foi feita por Galileu Galilei. O movimento de um pêndulo simples envolve basicamente uma grandeza chamada período (simbolizada por T): é o intervalo de tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória (ou seja, retornar a sua posição original de lançamento, uma vez que o movimento pendular é periódico). Derivada dessa grandeza, existe a frequência (f), numericamente igual ao inverso do período f = 1/t e que portanto, se caracteriza pelo número de vezes (ciclos) que o objeto percorre a trajetória pendular num intervalo de tempo específico. A unidade da frequência é o hertz, equivalente a um ciclo por segundo. Um pêndulo simples consiste de um fio leve e inextensível de comprimento L, tendo na extremidade inferior, por exemplo, uma esfera de massa m; a extremidade superior é fixada em um ponto, tal que ele possa oscilar livremente (resistência do ar desprezível), com amplitudes pequenas (ϴmáx = 10º). Quando o pêndulo é deslocado de sua posição de equilíbrio, ele oscila sob a força-peso, apresentando um movimento periódico. As forças que atuam sobre a esfera de massa m são: a força-peso P e a força de atração T.
Objetivo: este experimento tem o objetivo estudar a relação entre o comprimento L do pêndulo e o período T do mesmo para pequenas oscilações e verificar se é válida a equação do período:
T = 2π lg onde g é a aceleração da gravidade.
Material e Método: nesta experiência foi utilizado um cronômetro; 2 corpos de prova (sendo feitos de barbantes e esferas) e 1 trena. Foram coletados 3 tempos para 2 tipos de pêndulos de tamanhos diferentes, desprezando resistência do ar e