Relatorio Fisica 1
LABORATÓRIO DE FÍSICA
ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE
MANAUS – 2013
1. INTRODUÇÃO
Por volta do século XVII, o físico Galileu Galilei desenvolveu a hipótese de que quando dois corpos de massas diferentes, desprezando a resistência do ar, são abandonados da mesma altura, ambos alcançam o solo no mesmo instante. Fazendo uso do método experimental, Galileu pode comprovar sua hipótese.
A massa de um corpo não influencia na força que a Terra exerce ao atraí-lo com o campo gravitacional, por isso o tempo de queda é o mesmo. Ao entrar em um campo gravitacional, os corpos, seja qual forem suas massas, estão sujeitos à aceleração da gravidade, a qual é responsável por atraí-los em direção ao centro do campo, no caso da Terra, o núcleo.
Sendo assim, a aceleração da gravidade em um ponto representa a intensidade do campo gravitacional neste ponto. Em questões teóricas, considerando o nível do mar e temperatura ambiente, utiliza-se a gravidade da Terra como aproximadamente 9,80665 m/s², porém é importante ressaltar que a aceleração na Terra varia minimamente, principalmente em decorrência de variações na altitude, latitude, temperatura e distribuição de massas do planeta.
2. OBJETIVOS
Este relatório tem como objetivo encontrar o valor da aceleração da gravidade, g, e interpretar o movimento de um objeto em que livre.
3. EXPERIMENTO: ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE
O valor da aceleração da gravidade pode ser facilmente encontrado através de experimentos em laboratório. No experimento aqui descrito, utilizou-se um instrumento com acionador de disparo e cronometro digital e uma fonte de corrente contínua, ambos ligados a um suporte com bobina, régua e sensor de movimento. O corpo de prova usado foi uma esfera de metal. A bobina com fonte de corrente continua é posicionada no topo da régua e o sensor na profundidade desejada, considerando que a régua está orientada para baixo.
O experimento se inicia ao posicionar