Relatorio De Fisica 1
Departamento de Ciências Exatas – DEX
GFI104 – Laboratório de Física I
Prof. Janaina Ribeiro Soares
Relatório 1
Lavras – MG
Março de 2015
Universidade Federal de Lavras - UFLA
Departamento de Ciências Exatas – DEX
GFI104 – Laboratório de Física I
Prof. Janaina Ribeiro Soares
Engenharia Ambiental e Sanitária - 19B
Relatório 1 Por Camila Silvestrini Flávia Morais Oliveira Nicolli Souza Senador
Lavras – MG
Março de 2015
Introdução
O tema tratado será sobre a relação de medidas e precisões de uma régua, um paquímetro e um micrômetro.
Devemos considerar a régua como um instrumento utilizado em geometria, próprio para traçar segmentos de reta e medir distâncias pequenas. É composta por uma lâmina de madeira, plástico ou metal e contem uma escala centimétrica e milimétrica.
Já o paquímetro, é uma ferramenta para medidas de precisão, em especial, de peças e objetos cujo formato torna difícil ou impossível a aplicação de uma régua entre dois pontos, por exemplo uma esfera.
Para as medidas externas de um objeto (ou parte dele), duas de suas superfícies são enquadradas entre a garra móvel e a garra fixa. O deslizamento da garra móvel se faz com o movimento do medidor, e suas marcas de leitura, ao longo da régua fixa.
Ele apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo sua precisão dada por p = 1-C/n, onde C é comprimento do minionônio e n é o número de divisões do nônio.
Por fim, temos o micrômetro que é um instrumento metrológico capaz de aferir as dimensões lineares de um objeto como espessura, altura, largura, profundidade e diâmetro com precisão da ordem de micrometros, que são a milionésima parte do metro. Têm vasta aplicação na indústria mecânica e em diversos contextos de medição e ensaios não-destrutivos, medindo toda a espécie