Queda Livre Renan
CENTRO DE ENGENHARIAS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
FÍSICA BÁSICA EXPERIMENTAL I
RENAN MENDES DE AMORIM
RELATÓRIO DO EXPERIMENTO DE
ERROS DE MEDIDAS
Pelotas, 03 de Setembro de 2015.
Resumo
O movimento em queda livre é o resultado da aceleração que a gravidade exerce sobre algum corpo. Neste experimento simulou-se a queda livre de um corpo por meio de um painel vertical e uma esfera metálica, cujo obtivo é analisar o movimento retilíneo uniformemente variado e determinar o valor da aceleração gravitacional no local do experimento e compará-lo com o valor padrão. Onde observou-se uma diferença de 13% comparando com o valor padrão.
1. Introdução
Em física, o movimento em queda livre é o resultado da aceleração que a gravidade exerce sobre algum corpo. Quando abandonamos um corpo de certa altura a sua velocidade aumenta em função do tempo, isso ocorre pela aceleração da gravidade em conjunto com sua massa.
O estudo de queda livre ocorreu em 300 a.C. com o filósofo grego Aristóteles. Ele afirmava que duas pedras, uma mais pesada do que a outra fosse largada da mesma altura, a mais pesada atingiria o solo primeiro. A afirmação de Aristóteles foi aceita como verdadeira durante vários séculos. Somente por volta do século XVII que um físico italiano chamado Galileu Galilei contestou essa afirmação.
Ao realizar o experimento de abandonar da mesma altura duas esferas de pesos diferentes, comprou que ambas atingiram o solo no mesmo instante, colocando por terra a afirmação de Aristóteles. Galileu também fez vários experimentos com corpos de mesma massa, percebendo que os mesmos atingiam o solo em instantes diferentes, lançando assim, a hipótese de que o ar possui ação retardadora do movimento (Mundo Educação, 2015).
Foi calculado os valores médios de velocidade de chegada e aceleração da gravidade, também foi calculado o erro aleatório através das equação abaixo:
Onde: n = número de medições; = desvio padrão,