Lab de Fisica 1
Este relatório tem como objetivo fazer uma busca relacionado ao estudo da aceleração da gravidade com um corpo em queda livre, para o presente processo foi de fundamental importância que fosse calculada em diversos meios analisando assim o seu comportamento, por meio de alturas diferentes, onde, por meio de uma verificação cuidadosa, fosse possível extrair algumas indagações que fossem corretas quanto a situação presente. Esses passos tiveram uma fundamental importância para que fosse capaz de determinar como se comporta a aceleração da gravidade no município do alto sertão Alagoano, a cidade de Delmiro Gouveia, com uma Latitude 9,38° S e Longitude 37,99° , descrevendo assim a sua exata localização geográfica.
Materiais Utilizados
Esfera de Aço;
Bloco de anotações;
Trena;
Cronômetro;
Borracha;
Grafite;
Caneta;
Calculadora.
Introdução
Desde os primórdios, o homem tem interesse no estudo da natureza, nesses estudos se engloba o movimento de queda dos corpos, quando próximos a gravidade da crosta terrestre. Ao se abandonar um corpo de massa m, a uma altura h, percebe-se que a sua velocidade aumenta, constituindo assim o movimento acelerado. Já quando um corpo é lançado de baixo para cima, nota-se que a sua velocidade diminui aos poucos até anular-se, isso corre quando atinge sua altura máxima, após atingir seu ápice ela ‘cai’, originando assim o movimento retardado.
No experimento realizado, que será descrito mais a frente, foi utilizado o método experimental gravitacional de Galileu Galilei, que buscava calcular a gravidade local.
Sendo assim, uma esfera de aço com massa desprezível, foi solta de alturas pré-definidas e mediu-se o tempo em que o objeto chegou ao solo.
Para que o experimento tivesse êxito foram realizadas sucessíveis medições, relacionadas diretamente com suas respectivas alturas, realizando a fiel interpretação dos dados. Para que os cálculos obtivessem êxito, houve o uso de algumas