Lab Física 1
GRUPO:
Fabriccio Silva
Gabriel Silveira Lima (responsável pelo relatório)
Júlia Lima Mendes de Queiróz
Pedro Rodolfo Bianchim de Oliveira
TURMA: 19A
MOMENTO RESULTANTE
Lavras-MG
30/10/2014
1. Objetivo: Determinar a força resultante de forças coplanares através de atividades realizadas com uma mesa de forças.
2. Introdução Teórica: Forças são definidas como grandezas vetoriais na Física. Uma força tem módulo, direção e sentido. Este conceito mostra o movimento ou comportamento de um e pode ser estudado em função da somatória vetorial das forças atuantes sobre ele, e não de cada uma individualmente. Por outro lado, para obter forças resultantes, utiliza-se a lei dos cossenos e a regra do paralelogramo.
Qualquer ponto material fica em equilíbrio quando exerce sobre ele uma força F. Isso mostra que o módulo de F seja tal que F = P. Temos assim, atuando sobre o ponto, duas forças de mesmo módulo, mesma direção e sentidos contrários que a resultante das forças atuantes nesse ponto é nula, isto é, Fr = 0. Pela primeira lei de Newton, é provado que todo ponto material estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Se o sistema está em equilíbrio e não apresenta movimento.
3. Materiais utilizados: - 01 travessão de aço para momento estático - massas aferidas 50g com gancho - dinamômetro de 5N - tripé tipo estrela com manípulo - fixador metálico para pendurar travessão - carretel de linha -haste fêmea 405mm
4. Procedimento experimental: Para começar, o travessão foi suspenso por um ponto fora do seu centro. As massas de peso foram penduradas nos dois lados so travessão. Após isso, elas foram deslocadas até o equilíbrio na horizontal.
5. Questões e Resultados: 1 e 2) Após montar o aparelho, medimos o peso do travessão com dinamômetro de