drogas
Durante a adolescência, as drogas podem ser um grande problema. As drogas de que mais se abusa nesta idade são, normalmente, o álcool e o tabaco, em primeiro lugar, o haxixe (os charros), em segundo, e, em terceiro lugar, os comprimidos.
É extremamente difícil deixar de consumir depois de experimentar. Alguns adolescentes conseguem mas não é fácil. O melhor é não experimentar. Os consumidores precoces, aqueles que começam a consumir droga entre os 13 e os 15 anos, são os que maior probabilidade têm de se tornarem dependentes. O seu cérebro torna-se mais vulnerável e dependente e pede mais, pelo que facilmente o consumo de drogas os pode conduzir à morte neuronal.
Conheces a toxicidade e os efeitos do tabaco?
• No fumo do tabaco existem cerca de 4000 substâncias tóxicas, entre as quais se destaca a nicotina, responsável fundamental pela dependência. No adolescente, o tabaco produz um aumento da pressão sanguínea e da frequência cardíaca e isso pode dar lugar a doenças cardiovasculares.
A nível respiratório provoca, numa fase inicial, a bronquite do fumador, e o efeito da nitrofuramina e benzopireno que contém pode também provocar cancro.
Morrem anualmente milhares de pessoas devido a causas diretamente relacionadas com o consumo do tabaco, e hoje em dia, apesar da prevenção ser possível, é a causa de morte mais importante nos países desenvolvidos.
Existem fatores hereditários que favorecem a dependência da nicotina mas o principal motivo pelo qual se começa a fumar é social, para dar uma imagem de pessoa adulta.
Alguns adolescentes fumam o seu primeiro cigarro para serem do contra ou como escapatória a outras necessidades não resolvidas. Pensemos nelas. Talvez seja esse o segredo. Fumar não ajudará a resolver outros problemas, só prejudicará a tua saúde.
A que problemas conduz o álcool
• O álcool provoca milhares de mortes por ano, quer por doenças associadas quer por acidentes de viação.
O álcool é um