Drogas
O tráfico de drogas ilícitas adquiriu proporções assustadoras. Os criminosos dominam certas regiões ou bairros. E, em Vacaria?A figura do “poderoso chefão” do crime existe?
Como o crack assumiu o antigo reinado da maconha, pode-se dizer que houve também mudança no tráfico de drogas. Foi uma mudança drástica. O crack, com seu intenso poder de dependência química somado ao baixo preço de aquisição, dizimou parte da nossa sociedade. Com seu poder avassalador ele escravizou e escraviza muitas pessoas. É uma droga rápida e intensa. Em 15 segundos faz efeito no cérebro que chega a durar cinco minutos no organismo. Isso faz com que a pessoa queira cada vez mais e a leva inevitavelmente ao mundo da violência. O crack fez o tráfico ficar mais forte porque dominou um exército de viciados cada vez mais violentos.
Era comum ouvir antigamente que o traficante era uma figura inteligente, porque não se envolvia com o produto que vendia. Baseado em casos concretos, quando se trata de crack, mudou o perfil do traficante.
Com certeza existem traficantes que comandam crimes não se envolvendo diretamente (com o consumo da droga). Mas, no final das contas, todos eles são os estopins, a causa de crimes como latrocínios, homicídios, furtos e roubos que registramos hoje em dia.
2 DESENVOLVIMENTO Vacaria é a maior cidade dos campos de Cima da Serra. Conhecida como a Porteira do Rio Grande, destaca-se por sediar o maior Rodeio Crioulo Internacional, maior manifestação artística, cultural e campeira da tradição gaúcha. Mas não é só de tradicionalismo que vive o município, o ecoturismo, a pecuária e a produção de maças e pequenas frutas, flores e grãos também se destacam.
Vacaria hoje tem 62 mil habitantes, sendo que em épocas de colheita da maça, principal fonte de renda do município este número aumenta em 10%, e junto com ele os casos de violência e uso de drogas. Nossa cidade é divisa de estado, onde