Drogas e o envelhecimento
- Como as drogas ilícitas influenciam no envelhecimento precoce?
As drogas ilícitas (também o álcool e o cigarro) aceleram o envelhecimento na medida em que prejudica os órgãos internos, aumentando a degeneração precoce das células e comprometendo assim todo o funcionamento do organismo. Há o envelhecimento precoce da pele (causando lividez e rugas), além de afetar o sistema nervoso central, causando diversas doenças.
- Quais são os principais efeitos do cigarro?
O tabagismo representa um importante acelerador do processo de envelhecimento, comprometendo não apenas a expectativa, mas a qualidade de vida também. Fumantes com idade superior a 50 anos apresentam maior dependência da nicotina, fumam há mais tempo e um maior número de cigarros, tendo mais problemas de saúde relacionados ao tabagismo, e dificuldade maior em parar de fumar. As principais causas de morte por tabagismo são as doenças cardiovasculares, a doença pulmonar obstrutiva crônica e o câncer de pulmão.
O uso do cigarro traz o surgimento de doenças isquêmicas do coração como o infarto de miocárdio, doença pulmonar e câncer de pulmão, boca, laringe, esôfago e bexiga.
- O quanto as bebidas alcoólicas diminuem a expectativa de vida?
O consumo excessivo de álcool causa o envelhecimento precoce e compromete o sistema nervoso central e o sistema cardiovascular. A bebida acelera o processo natural de envelhecimento das células - e pode também aumentar as chances de desenvolvimento de câncer.
O álcool afeta alguns neurotransmissores do cérebro, fazendo com que os neurônios trabalhem menos, havendo a perda desde a coordenação até o autocontrole. No estômago, pode dificultar a digestão e aumenta a produção de ácido gástrico no órgão. As bebidas alcoólicas também inibem a produção de um hormônio que controla a absorção de água pelos rins, além de alterar o ritmo do coração e prejudicar o fígado.
Há também existência de danos sutis na memória e na rigidez do pensamento.