ASPECTOS FISICOS E Cognitivo Do Desenvolvimento Do Idoso
O envelhecimento é definido como um conjunto de transformações que ocorrem com o avançar da idade. Esse processo de envelhecimento ele provoca modificações biológicas, psicológicas e sociais no individuo; de fato essas modificações variam do estilo de vida de cada um, idades mais precoce ou mais avançada; a qual pode destacar alguns aspectos importantes: como uma boa alimentação que seja enriquecida de vitaminas e carboidratos, pratica regular de exercícios físicos um ambiente saudável, adquirindo um aspecto positivo diante á vida e bom autoestima tanto á família, em seu trabalho, quanto a sociedade. “O processo de envelhecimento provoca, no organismo, modificações biológicas, psicológicas e sócias,incidido do nascimento á velhice, tais orientações são naturais e gradativas”. (SANTOS,2004 apaud SILVA, 2008, p. 11).
Podemos definir o envelhecimento primário: esse é um processo geneticamente programado,ocorre em pessoas que não passaram por doenças graves. Este é um processo inevitável não a qual também já esta programado no nosso sistema biológico sendo assim natural,este ocorrido vem desde o nascimento ate ao longo da vida,dependentemente de quaisquer circunstâncias individuais e ambiente.Já o envelhecimento secundário: Este processo de deterioração que aumentam com a idade e se relacionam com fatores que podem ser controlados,como,por exemplo, a atividade física, hábitos de vida uma pessoa.
De acordo como o artigo com a (PAPALIA 2010); “o envelhecimento primário é processo gradual inevitável de deterioração física ao longo dessa vida.o envelhecimento secundário processo que resulta de detenças, abusos, e maus hábitos físicos e que pode muitas vezes ser evitável”. (BUSSE,1987;J.C Honr& Meer,1987).
Deste modo ao longo da vida ocorre mudanças no desenvolvimento físico no sistema e no órgãos corporais com a idade são altamente variáveis ,por sua vez, é influenciado pela expectativa de vida .As mudanças