Dreitos Humanos e o papel do Estado
O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS
Neste contexto histórico em que estamos inseridos, são várias as discussões e debates sobre temas polêmicos e ao mesmo tempo necessários para nos garantir de certa forma um bem estar, sejam temas a respeito do casamento homoafetivo, direitos dos animais, discussões religiosas e por fim os tão mencionados Direitos Humanos.
Como o próprio título enfatiza, são os direitos do homem, direitos inerentes e naturais que devem estar garantidos de alguma forma. Mas o que realmente entendemos por Direitos Humanos? Direito a vida, liberdade e igualdade são alguns, mas muitos outros que também precisam de atenção.
Esses direitos são garantidos pela lei de Direitos Humanos, protegendo indivíduos ou grupos da sociedade contra ataques, violação da liberdade e dignidade humana.
Os Direitos Humanos são direitos inerentes ao ser humano, independente da raça, cor, sexo, religião, identidade de gênero, nacionalidade, etnia, entre outros. Desde o surgimento do homem, são três questões básicas a zelar: vida, liberdade e igualdade.
Para o conceito de liberdade podemos citar três visões:
Para Montesquieu, a liberdade consiste em fazer tudo o que a lei permite.
Para Hobbes, é vista como a situação na qual um sujeito age segundo sua própria natureza, não sendo impedido por forças externas.
Para Rousseau, a liberdade é a obediência da lei que prescrevemos a nós mesmos.
Se o ser humano nasce livre, logo pode desfrutar desses direitos sem distinção alguma, como direito a um trabalho digno, educação e saúde de qualidade, liberdade de expressão, sem distinção de condição de nascimento ou riqueza, língua, opinião política, etc.
QUANDO SURGIRAM OS DIREITOS HUMANOS
Estamos acompanhando a evolução do homem desde o seu surgimento, das sociedades primitivas aos dias atuais e possivelmente aos dias futuros. Com isso acompanhamos também a sua evolução em convivência no grupo ou sociedade inseridos.