Dragão Cavaleiro Branco é muito forte.
Ensino Médio
Aluno: Breno Gabriel
Titulo: Transformações Socioeconômicas
Manaus-Am
2014
Introdução
O último quartel do século XX foi um período de rápido crescimento das ligações e dos fluxos transnacionais que afeta todas as esferas da vida humana: economia, política, ambiente, cultura, sociedade e mesmo as relações interpessoais. Estes processos globais deram origem a importantes transformações sociais em todo o mundo, fazendo com que velhas dicotomias econômicas e culturais, como “moderno e tradicional”, “altamente desenvolvido e menos desenvolvido”, “Oriente e Ocidente”, “o Sul e o Norte”, perdessem saliência. Tornou-se cada vez mais difícil agir localmente sem pensar globalmente (como diz o slogan), enquanto o nível de análise nacional foi perdendo parte da sua proeminência como enquadramento para a compreensão da sociedade.
As transformações sociais e econômicas
O Brasil passou por várias transformações sociais e econômicas ao longo do período denominado República Velha (1889-1930), cujos resultados apesar de importantes, só se fizeram sentir em longo prazo. Um exemplo que podemos citar é a expansão demográfica, bastante acelerada no país e intensificada no período graças ao prosseguimento da imigração europeia.
A entrada de imigrantes e sua concentração no sul e sudeste do Brasil, fez com que essas regiões apresentassem um crescimento populacional mais acelerado que as demais.
A transformação mais significativa verificada no período foi o desenvolvimento das indústrias, principalmente no estado de São Paulo, inegavelmente vinculada às condições criadas pela concentração da produção no estado.
O que deu grande impulso no desenvolvimento industrial brasileiro foi a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914.
A centralização da atividade industrial europeia na produção bélica