Texto argumentativo
Analisar a sala de aula e procurar envolver as crianças com uma energia vibrante ao ouvir ou cantar uma musica. Desenvolver a imaginação e a criatividade da criança na Educação Infantil através da musica, procurar interagir com a musica, com brincadeiras e aos jogos, sensibilizar as crianças pelo gosto musical ampliando a linguagem oral, visual e corporal das crianças.
Criar condições para que a criança possa refletir e entender a musica como fonte de prazer e conhecimento, estimulando criatividade, o movimento e a coordenação, fazendo com que ela sinta o som de forma prazerosa.
Explorar materiais, brincar com musicas, imitar, inventar e reproduzir sons, diferenciar fontes sonoras diversas, motivar as crianças através de cantar canções curtas com temas sobre o corpo, como por exemplo: bater palmas, bater os pés, gestos com os dedos etc. desenvolvendo sua percepção auditiva.
Trabalhar também com fontes sonoras através de brincadeiras, jogos e materiais sonoros que podem ser construídos na escola, como por exemplo:
- Criar um pandeiro: um prato de vaso e oito tampinhas achatadas.
- Um chocalho: uma latinha de refrigerante com pedrinhas e fita adesiva ou uma garrafa com tampinhas de garrafinhas dentro.
- Uma flauta: um monte de canudinhos grudados.
Ou materiais prontos flauta, pianinho, pandeiro, chocalho, violãozinho, apto, jogos musicais etc.
Existem diversos materiais que a criança tem a oportunidade de aprender aspectos musicais ligados a propriedades do som, ao ritmo musical. Cada criança se relaciona com o sonoro de sua maneira, porque a musica estimula a curiosidade, a imaginação e o entendimento do processo da construção sonora.
Portanto, para construir uma musicateca não é apenas uma experiência estética, mas sim uma facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola em um lugar mais alegre e receptivo e também podendo ampliar o conhecimento musical de cada aluno.