Textos argumentativos
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO – (DPG)
PROGRAMA DE MESTRADO EM FORMAÇÃO EDUCACIONAL, INTERDISCIPLINARIDADE E SUBJETIVIDADE – (MT – féis)
FÁBIA ISABEL DE OLIVEIRA
PROJETO DE PESQUISA: LEITURA DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS, COMPETÊNCIA DISCURSIVA
SÃO PAULO DO POTENGI-RN
ABRIL DE 2013
FÁBIA ISABEL DE OLIVEIRA
PROJETO DE PESQUISA: LEITURA DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS, COMPETÊNCIA DISCURSIVA
Trabalho de Conclusão de disciplina, apresentado para avaliação, para o Curso de Mestrado da Faculdade de Ciências Humanas da Paraíba – SAPIENS.
Orientador: Prof. Dr. Josué Alves do Nascimento Júnior
SÃO PAULO DO POTENGI-RN
ABRIL DE 2013 * SUMÁRIO *
1. INTRODUÇÃO 4 2. LEVANTAMENTO DE LITERATURA 11 3. PROBLEMA 13 4. HIPÓTESE 14 5. OBJETIVOS 15 6. JUSTIFICATIVA 16 7. METODOLÓGICA 22 8. REFERÊNCIAS *
INTRODUÇÃO
Desde os primórdios, o homem busca encontrar-se através da leitura defini-Ia torna-se, portanto, uma tarefa difícil por depender da contextualização que cada autor trabalha. Assim, encontramos vários conceitos de leitura. Esses conceitos dependem da existência de um escritor, emissor e de um leitor, receptor.
"A leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura daquele".
Paulo Freire, (1997 p. 30)
Desta forma, ler e escrever é compreender o próprio mundo antes da palavra escrita, contribuindo, a leitura do mundo para o desenvolvimento intelectual e da própria escrita, pois a leitura do mundo completa a leitura do texto escrito.
"A leitura é a extensão da escola na vida das pessoas. A maioria do que se deve aprender na vida terá de ser conseguido através da leitura".
Paulo Freire (1997 p. 30).
O livro pode ser o suporte mais fascinante e complexo dos textos informações fundamentais de nossa cultura, mas ele corre o risco de cair em mãos de quem não vê necessidade em ler, nem descortina prazer nesta ação. Trabalhar a promoção da leitura, inevitavelmente, passa pela formação