Texto Argumentativo
TRABALHADOR NÃO É MÁQUINA
(DE MASI, Domenico. In: O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000)
“A vida de um desempregado é horrível, porque na nossa sociedade tudo depende do trabalho: salário, contatos profissionais, prestígio e (quando se é católico) até o resgate do pecado original e o bilhete de ingresso para o paraíso. Portanto, se falta o trabalho, falta tudo.
Mas corre-se o risco de que o problema do desemprego coloque em segundo plano o problema de quem tem um emprego. Com uma frequência sempre maior, a vida do trabalhador é transformada num inferno, porque as organizações das empresas se preocupam em multiplicar a quantidade de produtos, mas não dão a mínima para a felicidade de quem os produz”.
Disponível em:
<http://www.gettyimages.pt/detail/foto/business
man-crying-in-rain-fotografia-destock/93010341>
Acesso em: 14 abr. 12.
Quanto à tipologia, esse texto é argumentativo. O seu autor afirma que a vida de um desempregado é horrível, mas destaca que não deve ser deixado em segundo plano o problema das pessoas que têm emprego. Seguem algumas características do texto argumentativo.
Disponível em:
<http://www.gettyimages.pt/detail/foto/young-workerfotografia-de-stock/91327697>
Acesso em: 14 abr. 12.
• Uso de palavras que nomeiam ideias e conceitos (trabalho, dever, direito, solidariedade, capacidade, satisfação, respeito etc.). Os textos argumentativos remetem a conceitos genéricos, abstratos, razão pela qual são empregados substantivos abstratos.
Disponível em:
<http://www.gettyimages.pt/detail/foto/orange-notewith-drawn-idea-lightbulb-fotografia-destock/85376957>
• Ausência de temporalidade: não há progressão de acontecimentos no tempo, ao contrário do que ocorre nos textos narrativos. Nos textos argumentativos, predominam verbos no presente do indicativo com valor atemporal. Isso é possível verificar no texto acima: “A vida de um desempregado é horrível...”. “Tudo depende do trabalho...”.
Disponível em: