Texto argumentativo
Texto argumentativo visa o convencimento de seu ouvinte/leitor. Por isso, ele sempre se baseia em uma tese, ou seja, o ponto de vista central que se pretende veicular e a respeito do qual se pretende convencer esse interlocutor. Nos gêneros argumentativos escritos, sobretudo, convém que essa tese seja apresentada, de maneira clara, logo de início e que, depois, através duma argumentação objetiva e de diversidade lexical seja sustentada/defendida, com vistas ao mencionado convencimento.
A estrutura geral de um texto argumentativo consiste de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem. Cada uma dessas partes, por sua vez tem função distinta dentro da composição do texto.
Para escrever um texto argumentativo: Apresentar uma proposta, justificação da proposta, mostrar diferentes perspectivas futuras,solução ao problema e uma conclusão. Ainda é necessário que o texto tenha coerência e coesão e que seja o mais “claro” e simples possível para o entendimento do leitor.
Coerência: É o assunto abordado que tem que se manter intacto, sem que haja distorções, facilitando, assim, o entendimento da mensagem.
Coesão: É a ligação harmoniosa entre os parágrafos, fazendo com que fiquem ajustados entre si, mantendo uma relação de significância. A coesão evita que texto fique sobrecarregado de palavras que se repetem do início ao fim, utilizando termos que substituem a idéia apresentada, evitando, assim, a repetição. Falamos das conjunções, dos pronomes, dos advérbios e outros.
No texto argumentativo há dois tipos de conclusão: conclusão por síntese e conclusão por sugestão.
• Conclusão por síntese: É aquela que se reitera a tese, comprovando-a. retoma a tese na conclusão pra confirmá-la .
• Conclusão por sugestão: È aplicável ao texto se a tese apresentar um problema. Nesse caso, a conclusão pode apresentar uma sugestão para a solução do problema apresentado na tese.
Exemplo de texto argumentativo: