Downsizing
Downsizing
JUIZ DE FORA
2014
como requisito para a conclusão da disciplina Engenharia da Qualidade ll.
JUIZ DE FORA
2014
INTRODUÇÃO
A partir de 1995 e entrando nos anos 1990, as empresas sentiram necessidade de se tornarem mais ágeis, para responderem mais rapidamente as necessidades dos negócios. Entretanto, houve a necessidade das organizações se adequarem ao cenário atual, mais dinâmico e competitivo. Para gerenciar este novo contexto muitas organizações têm utilizado de vários instrumentos gerenciais como reengenharia, fusões, aquisições, programas de qualidade total, outsourcing, entre outros. Estes processos demandam das organizações um enxugamento estrutural e um redesenho administrativo, na qual surgiram muitos programas para realizar esta mudança organizacional, uma delas era o downsizing. O termo Downsizing, que em português significa achatamento ou diminuição de tamanho, é uma das técnicas da Administração contemporânea, conhecida em todo o mundo. Esta prática tem como objetivo a eliminação da burocracia corporativa desnecessária, pois ela é focada no centro da pirâmide hierárquica, isto é, na área de recursos humanos (RH).
Consiste, portanto, num projeto de racionalização planejado em todas as suas etapas, que deve estar de acordo com o Planejamento estratégico da empresa e cuja meta global é construir uma organização o mais eficiente e capaz possível, privilegiando práticas que mantenham a organização mais enxuta possível, onde os gestores devem aprender a conviver com a minimização.
Em curto prazo, este procedimento envolve, invariavelmente, demissões, redução de custos, reestruturação organizacional, achatamento da estrutura da organização etc.
Já em longo prazo, o Downsizing contribui para um crescimento sustentado da empresa, facilitando uma expansão de mercado, modernização da empresa e de seus procedimentos, desenvolvimento de melhores produtos e serviços, melhoria do moral dos