DOWNSIZING
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II
DOCENTE: JOSINALDO PEREIRA DE LIMA
ANDERSON LEONEL DE SOUZA
DEYSON RAWAN SILVA MOURA
FRANCINÁDLA DANTAS BRAGA
JOSÉ WALISON FURTADO
SARA ALVES DE OLIVEIRA
TATTIANY SOUZA ANDRADE
DOWNSIZING
CAJAZEIRAS
2014
INTRODUÇÃO
Por volta dos anos 80 as empresas aumentavam de forma descontrolada, gerando grandes estruturas inflexíveis. Com o surgimento da globalização as organizações foram forçadas a se reestruturar para sobreviver diante de uma concorrência acirrada (RODRIGUES, 2005).
Há uma grande influência da globalização na estabilidade interna de uma empresa, além das interferências das forças internas e externas (ALVARES, 2001).
As empresas que desejam se manter vivas e competitivas frente a esta atualidade social e econômica necessitam de reestruturações internas. Com isto, a maioria das empresas vem melhorando seus conceitos de gestão e suas formas de produção, atribuindo sistema de recursos e suas relações com fornecedores, constituintes e colaboradores.
O downsizing teve aparecimento em 1970 nos Estados Unidos, com o objetivo de ser um fator diferenciado e concorrente. Já no Brasil seu surgimento foi em 1980 com a estratégia de redução de custos e redução estrutural das empresas, associadas as crises econômicas (CALDAS, 2000).
DOWNSIZING CONCEITO
O downsizing é uma expressão que significa achatamento. É uma ferramenta usada para a redução de empregados, níveis hierárquicos e outros processos desnecessários das empresas.
Segundo Chiavenato (2003, p. 225) downsizing é um enxugamento que faz “por meio de redução dos níveis hierárquicos ao essencial, eliminando posições do nível intermediário a fim de aproximar o nível operacional do nível institucional e simplificar e compactar as organizações”, ou seja, é o achatamento da empresa.
OBJETIVOS
Redução de custos;
Rapidez na tomada de decisão;
Resposta mais rápida às ações do concorrente;
Comunicação menos distorcida e