Doutor
Conceitos Introdutórios e Revisão de alguns elementos e conceitos essenciais à Administração Financeira
Introdução à Administração Financeira
Administração: é a ciência de conciliar fatores internos e externos, presentes, passados e futuros da organização. Finanças: é a arte ou a ciência de administrar fundos. Administração financeira: é o conjunto de responsabilidades dos administradores financeiros para a administração dos recursos (fundos) movimentados pelas organizações.
Contabilidade Economia
Contabilidade x Administração Financeira
A Contabilidade é a “matéria-prima da administração financeira”. A contabilidade adota o regime de competência para o registro das receitas e dos gastos das empresas, enquanto a Administração Financeira o regime de caixa é o mais apropriado para suportar as decisões inerentes à função. Enquanto a função primordial da Contabilidade é o estudo do patrimônio das organizações, desempenhado pelo registro de todas as mutações deste patrimônio, a Administração Financeira preocupa-se em interpretar esses dados, adaptá-los à realidade financeira das organizações e transformá-los em sustentação para a tomada de decisões. Em outras palavras, a Contabilidade trabalha com os fatos passados e a Administração Financeira trabalha com a relação temporal passado, presente e futuro.
1
Economia x Administração Financeira
Análise Marginal: princípio econômico segundo o qual devem ser tomadas decisões financeiras e realizadas ações, somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais.
Exemplo: Uma empresa deseja substituir sua rede de computadores por equipamentos mais novos, dotados de novas tecnologias, que poderão reduzir os custos operacionais. Sabe-se que os novos computadores necessitarão de um desembolso de R$ 80.000,00 e que a venda dos equipamentos atualmente em uso alcançará um montante de R$ 28.000,00. É conhecido também que atualmente os benefícios produzidos por