Trabalho
PROF. António Coutinho
Introdução
Neste trabalho vou falar das organizações não-governamentais mais precisamente sobre a AMI e a GREENPECE. Vou enunciar o que são, os objetivos gerais e específicos assim como o funcionamento, locais e personalidades associadas as mesmas.
O que são organizações não-governamentais?
As Organizações não-governamentais (ONG’s) atualmente significam um grupo social organizado, sem fins lucrativos, constituído formal e autonomamente, caracterizado por ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em proveito de populações excluídas das condições da cidadania.1 Porém seu conceito não é pacífico na doutrina, e com muitas divergências.
Objetivos gerais das organizações não-governamentais
As ONG’s têm como objetivo a promoção dos direitos económicos e sociais, através de programas e projetos de intervenção nas comunidades mais desfavorecidas, em simultâneo com o dever da globalização responsável e solidaria, através da educação para o desenvolvimento e mobilização social.
O que é a AMI?
A AMI é uma Organização Não Governamental (ONG) portuguesa, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos.
Desde a sua fundação, a 5 de Dezembro de 1984, pelo médico-cirurgião urologista Fernando Nobre, a AMI assumiu-se como uma organização humanitária inovadora em Portugal, destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência e a combater o subdesenvolvimento, a fome, a pobreza, a exclusão social e as sequelas de guerra em qualquer parte do Mundo.
Com o Homem no centro de todas as suas preocupações, a AMI criou dezassete equipamentos Sociais em Portugal e já atuou em dezenas de países de todo o Mundo, para onde enviou toneladas de ajuda (medicamentos e equipamento médico, alimentos, roupas, viaturas, geradores, etc.) e centenas de voluntários.
A Equipa
A AMI tem um