Biologia
Estudo populacional e distribuição espacial
População biológica é um grupo de indivíduos de mesma espécie que convivem em determinada área geográfica. Cada população tem sua própria densidade, e esta é expressa pelo número de indivíduos dividido pela área ou pelo volume ocupado pela população.
Um dos fatores que altera a estrutura populacional é a dispersão, ela se dá através do movimento dos indivíduos, como sementes por exemplo, de imigração (para dentro) e emigração (para fora). A dispersão, portanto, é um importante componente na corrente de genes e no processo de especiação, e é influenciada pela presença ou ausência de barreiras e pelo poder inerente de movimento.
Dentre as características de uma população, encontra-se o critério de distribuição de seus indivíduos no espaço. Há basicamente três deles: agregado, aleatório e uniforme. A distribuição agregada, também denominada de agrupada, caracteriza-se pela presença de um recurso com alta probabilidade de influenciar a localização dos indivíduos de uma espécie, apresentando baixos índices de dispersão. Na distribuição aleatória a localização de um indivíduo não interfere na localização de outro da mesma espécie. Já na distribuição uniforme, também chamada de regular, os indivíduos possuem distâncias semelhantes uns dos outros com a população apresentando alto índice de dispersão.
Realizada a detecção do padrão de distribuição, pode-se indicar alguns fatores determinantes ou influentes nessa distribuição, como por exemplo:
• Fatores vetoriais provenientes do ambiente exterior (vento, corrente de água);
• Fatores reprodutivos;
• Fatores sociais comportamentais;
• Fatores devido a interações intraespecíficas e interespecíficas (competição);
• Fatores aleatórios resultantes de variação ao acaso dos fatores considerados.
As plantas raramente se distribuem de maneira uniforme e