Doutor
Estágio 1
Profa.Gislene Farias de Oliveira
Anamnese
• Anamnese (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória) é uma entrevista realizada pelo profissional ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma dificuldade, doença ou patologia. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença/dificuldade e à pessoa queixosa.
Entrevista Familiar Exploratória Situacional
EFES (Weis, 1987,p.29)
Reúnem-se os pais com o cliente numa sessão conjunta de – no máximo – 1:30 minutos
Objetivos:
l ampliar a explicitação da queixa ( o motivo da consulta); l compreender a queixa sob o ponto de vista familiar e escolar; l acolher ( holding) as ansiedades da família; l estabelecer um bom vínculo transferencial; l detectar o tipo de vinculação que o cliente deposita inicialmente no terapeuta e no tratamento; l captar as relações e as expectativas familiares com relação à aprendizagem escolar; l identificar a expectativa familiar com relação à atuação do psicopedagogo. l Esclarecer sobre o que é o serviço do psicopedagogo.
Passos do Processo
Efetuar um manejo adequado da transferência para que possam ser captadas informações que venham a facilitar o diagnóstico e a observação, tais como: l l l l l l
se há diálogo entre os três; se há respeito de opinião; se há permissão de interrupções ou desacordo; se há fantasias sobre “doenças”; se há ansiedade quanto à urgência do atendimento; qual o significado do sintoma na família e para a família.
A entrevista deve começar sempre pelo cliente. Deve-se trazer para a cena terapêutica a comunicação manifesta e latente dos entrevistados, pedindo para que todos falem sobre as temáticas apresentadas na sessão. É importante tomar cuidado para não transformar essa confrontação num “ ringue de box”.
Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem
EOCA (Visca, 1987,P.92)
A seqüência proposta