Secas na amazonia
Turma: Química III
Secas na Amazônia
Introdução
Este trabalho tem como objetivo demonstrar as ocorrências de secas na Amazônia e as suas principais causas, fazendo uma relação a sua vegetação, que tem como principal característica os campos de hiléias, os mesmos iremos explicar ao decorrer deste trabalho, fazendo uma analise a sua funcionalidade e as regiões onde se destacam. Apresentando também as conseqüências das secas.
Vegetação da Amazônia
Os campos são formados por herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos esparsos com características diversas, conforme a região. Esse bioma pode ser classificado da seguinte forma:
Campos limpos – Predomínio das gramíneas.
Campos sujos – Há a presença de arbustos, além das gramíneas.
Campos de altitude – Áreas com altitudes superiores a 1,4 mil metros, encontrados na serra da Mantiqueira e no Planalto das Guianas.
Campos da hiléia – É um tipo de formação rasteira encontrado na Amazônia, é caracterizado pelas áreas inundáveis da Amazônia oriental, como a ilha de Marajó, por exemplo.
Com o desmatamento, há uma quebra no equilíbrio ecológico, pois ele afeta a evaporação, dificulta a infiltração da água no solo e diminui o abastecimento dos lençóis de água e dos próprios rios. Além disso, compromete a biodiversidade, quer dizer, a variedade de formas de vida, que é imensa nesse ambiente; pode significar até mesmo a eliminação de espécies vegetais desconhecidas.
Embora cerca de 90% da superfície da Região Norte seja coberta por florestas, outras formações vegetais estão presentes.
Os campos ou campos de hiléia aparecem principalmente na Ilha de