Doutor
-DA ÉTICA, DA MORAL, DA BIOÉTICA E DA DEONTOLOGIA-
________________________________________________________
Objetivo da Aula:
Os objetivos desta aula visam discutir o tema “Ética, Moral, Deontologia e Bioética”. Para tal, pretende-se focar, principalmente, a evolução deste conceito, suas nuances temáticas e diferenças com conceitos afins.
Ao final desta aula, você deverá estar apto a compreender os sentidos de ética, moral, bioética e deontologia. As semelhanças entre os institutos.
_______________________________________________________
1. Considerações Gerais
A ÉTICA
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.
A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros, relações justas e aceitáveis. Via de regra, está fundamentada nas ideias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.
Mas afinal, o que é ÉTICA?
Ética – segundo o Dicionário Aurélio, é o Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. Em palavras mais simples, podemos definir ética como “o esforço inteligente para descobrir critérios ou padrões para tomar decisões”. (Tácito da Gama Leite Filho).
Portanto, decisão é a palavra-chave que caracteriza a natureza humana. Através do seu