infografia
Segundo um estudo tipológico semântico- significativo, do professor titular de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Faculdade Autônoma de Barcelona e, 12 anos de docência em jornalismo, José Luis Valero Sancho, existem dois tipos de infografias; individuais (aquelas que apresentam características essenciais de uma única infografia, tratam de um único assunto e distinguem rapidamente. Já as coletivas, são aquelas que combinam mais de uma infografia para construir várias facetas de uma informação; além de quatro classes básicas de infografia, como: comparativas, documentais, cênicas e localizadoras.
Tipos de infográficos coletivos:
O infográfico acima se remete a característica cênica, pois nele mostra como um fato ocorreu, confirmando-se assim como um gráfico explicativo e por detalhar o fato a cada momento torna-se passo a passo.
No Infográfico acima, sua característica é a localizadora, que tem por objetivo situar uma informação onde ocorreu um fato. É explicativo e de causa e efeito de um fato determinado.
Acima, trata-se de um gráfico documental, pois explica com ilustração a característica do Palácio do Planalto. Trata-se de um gráfico com configurações de Vista e corte Panorama.
Tipos de infográficos individuais:
O infográfico acima tem como característica individual comparativa, já que trata de um mesmo assunto comparando elementos variáveis a estudar. É um Simulado, pois representa fatos que o autor imagina que ocorram.
Acima, o infográfico apresentado é documental, já que tem como objetivo a explicação das características, dos acontecimentos, ações ou fatos. É explicativo e de causa e efeito.