Artigo - Infografia
Infográficos: Um novo visual ao jornalismo
Os infográficos são uma ferramenta jornalística caracterizada pela junção de informações com recursos visuais que incluem ilustrações, gráficos, mapas ou até mesmo fotografias. Segundo Rodrigo Caixeta (2005), O termo infográfico vem do inglês informational graphics e o seu uso revolucionou o layout das páginas de jornal, revistas e sites Sua principal finalidade é transmitir informações através de um modo mais compreensível, didático e interativo para o leitor. O maior dinamismo para a apresentação de fatos, a apresentação de detalhes que não seriam viáveis se expostos apenas por texto corrido e a possibilidade de tornar uma matéria mais atraente do ponto de vista estético, estão entre outras características da infografia.
Embora esteja em maior evidencia nos dias atuais, o infográfico tem sua origem na pré-história com a criação e utilização dos mapas. Posteriormente, esse recurso se tornou cada vez mais requisitado, sendo importante, por exemplo, nos estudos de embriões de Leonardo da Vinci, no desenho da rede metropolitana de Londres e durante a Guerra do Golfo. Na década de 1990, com a chegada da interface gráfica e o surgimento das grandes empresas de tecnologia, a possibilidade de recursos visuais se tornou maior, principalmente após o surgimento de empresas de tecnologia e dos sistemas operacionais. Também ganhou destaque ao servir de auxílio para a cobertura de fatos de extrema relevância, como nos atentados de 11 de setembro de 2001, quando jornais americanos de prestígio utilizaram-se dessa ferramenta. Desde então, o infográfico surgiu como um novo recurso de se fazer jornalismo, se tornando mais presente em publicações impressas e, principalmente, na web.
Apesar de ter sido adotado não tão recentemente, o infográfico ainda não é visto cotidianamente no meio jornalístico com maior