doutor
Já que muitos processos microbiológicos industriais, tais como fabricações de vinho eram anaeróbios, o termo fermentação também foi atribuído a eles.
Posteriormente, todos os processos de conversão microbianos passaram a ser denominados de fermentação, sejam eles aeróbios ou anaeróbios.
O sucesso de um processo fermentativo vários fatores, destacando-se o microrganismo, o meio de cultura, a forma de condução do processo fermentativo e as etapas de recuperação do produto.
Na verdade esses quatro fatores interagem enormemente, sendo necessário buscar defini-los de forma conjunta levando em consideração aspectos econômicos e biológicos, o que torna bastante complexa a adequada definição.
Para tornar clara esta idéia, pode-se mencionar que sempre se pretende empregar meios de cultura baratos, mas deve-se lembrar que o microrganismo deve encontrar neste meio de cultura condições adequadas par realizar a conversão pretendida.
As operações finais para recuperação do produto (operações de downstream) são igualmente da mais alta importância. Sabe-se, por exemplo, que a melhor forma para a recuperação de etanol depois de uma fermentação alcoólica, é a operação de destilação, mas ela incide diretamente no custo do produto final em virtude da energia necessária para sua execução.
Para produtos de alto valor agregado, tais como proteínas (insulina, hormônios, vacinas), antibióticos ou enzimas, o custo do processo de purificação pode representar até mais de 70% do custo total do produto final. Figura 2.2 – Fermentação Figura 2.3 – Processo Fermentativo Genérico
2.1 Aplicações dos processos Fermentativos
Processos fermentativos são utilizados industrialmente na produção de bebidas alcoólicas (vinho, cerveja, sidra, aguardente), vinagres,