doutor
Entender a diferença entre os conceitos de caridade, ajuda e assistencialismo, bem como se formou esta área do conhecimento humano que teve no capitalismo monopolista influência no surgimento da profissão de assistente social Historicamente, o que aconteceu a partir da Revolução Industrial foi um marco definitivo para mudanças sociais muito importantes no mundo.
Dentre as precursoras e responsáveis pela sistematização do trabalho social podemos citar: Florence Nightingale (Inglaterra,1851), Octavia Hill (Inglaterra,1865), Mary Richimond (EUA, 1897).
Foi em 1916, na I Conferência Nacional de Trabalhadores Sociais, em Nova Iorque, EUA, que Richmond apresentou a proposta de denominar a nova profissão como Social Work e seus agentes como trabalhadores sociais.
a abordagens européia do Serviço Social revelava que o trabalho dos assistentes sociais tinha como base uma abordagem sociológica dos problemas reproduzindo a doutrina da classe dominante burguesa através do Estado e da Igreja Católica.
Já a abordagem norte americana foi psicologizante, utilizando a psicologia e a psicanálise como instrumentos para controlar conflitos e desajustes do sujeito. Em um dado momento histórico, é a abordagem norte americana do Serviço Social que introduz o caráter científico na prática dessa profissão.
No Brasil, com influencia da Europa, a base para o surgimento do Serviço Social foi o assistencialismo e os interesses da burguesia, aliada às doutrinas da Igreja Católica, que tinham por objetivo ampliar sua legitimidade e poder político.
Após a Primeira Guerra Mundial devido a um crescente desenvolvimento das relações sociais capitalistas brasileiras O Estado brasileiro, na pessoa do presidente Vargas, promoveu, após a