Doutor
A presença de congestionamento significa que a carga é (temporariamente) maior do que os recursos (em uma parte da rede) podem tratar. Podemos resolver de duas formas: aumentar os recursos ou diminuir a carga, essas soluções são aplicadas em diferentes escalas de tempo para impedir o congestionamento ou reagir quando se manifestar.
A forma mais básica de evitar o congestionamento é construir uma rede que combine com sua utilização, ou seja, com o tráfego que ela transporta. Se existe um enlace com pouca largura de banda o congestionamento é provável. Podem-se acrescentar dinamicamente recursos quando existir um congestionamento, como por exemplo, ativando roteadores de reserva ou habilitando link de backup, ou adquirindo mais largura de banda tudo isso para tornar o sistema tolerante a falhas.
O provisionamento acontece em uma escala de tempo de meses, controlada pelas tendências de tráfego a longo prazo.
Para obter o máximo da capacidade da rede existente, as rotas podem ser alteradas para deslocar o tráfego para longe de caminhos muito usados alterando os pesos do caminho mais curto, conhecido como roteamento com conhecimento do tráfego. Dividir o tráfego por vários caminhos também é muito útil.
Entretanto às vezes não é possível aumentar a capacidade, e única forma de superar o congestionamento é diminuir a carga, ou seja, novas conexões podem ser recusadas se fizerem com que a rede se torne congestionada. Isso é chamado de controle de acesso.
Finalmente o corte de carga se dá quando tudo o mais falhar, aí a rede é forçada a descartar pacotes que ela não pode entregar.