Linhas de Financiamento
Grande parte da população que busca adquirir seu próprio imóvel recorre a um financiamento. Atualmente, as linhas de crédito que estão presentes nos bancos do país auxiliam na concretização desse sonho. Assim, é de suma importância conhecer as opções, taxas de juros e prazos de pagamento, para escolher o melhor meio de conseguir esse objetivo sem medo de se endividar.
Antes de o banco emprestar determinada quantia ao seu cliente é feito um contrato bancário, denominado mútuo bancário, que está previsto no Código Civil no Art. 586. Este tipo de empréstimo tem aspectos próprios quando o mutuante é uma instituição financeira, principalmente com relação à taxa de juros.
Após a efetivação do compromisso do cliente com o banco, através do mútuo bancário, é que há a entrega do dinheiro ao mutuário, que a partir desse momento, assume a obrigação de devolver o valor emprestado, de uma só vez ou por meio de amortizações, bem como a pagar os juros e demais taxas, tudo conforme contrato.
Essa transação é conhecida como Financiamento, pois existe uma destinação específica para o valor emprestado, conforme o mútuo bancário. Se não houvesse destinação final específica conforme contrato, apenas seria um empréstimo.
A maneira mais utilizada para a devolução desse valor é devolvendo em pequenas quantias, em um determinado prazo. O valor emprestado denomina-se “Capital” e o valor de cada pagamento realizado, chama-se de “Prestação”. A prestação é responsável pela amortização do empréstimo. Amortizar um empréstimo significa devolver o capital emprestado inicialmente, no prazo e com a taxa de juros pactuada. Em suma, as prestações são compostas pelas amortizações mais os juros devidos e geralmente são pagas mensalmente.
Os principais sistemas de amortização utilizados no mercado financeiro e suas características quanto ao cálculo das prestações são:
1° - Sistema Americano (SA): os juros são calculados sobre o saldo devedor, e pagos na mesma