DOMINIO MOTOR
O desenvolvimento motor é o campo de investigação que estuda o comportamento motor nas habilidades padrões generalizações motoras e capacidades físicas. Em populações normais ou não em diferentes faixas etárias. Estuda as teorias que fundamentam o sentido/ significado do movimento humano no processo de desenvolvimento e aprendizagem humana. Estabelece princípios básicos para fundamentar a ação pedagógica.
O domínio motor faz parte dos movimentos. Em muitos estudos, o domínio motor é mencionado como domínio psicomotor, em função do grande envolvimento do aspecto mental ou cognitivo na maioria dos movimentos. Alguns dós estudos mais conhecidos sobre o domínio motor são as taxionomias de Harrow (1971) e Simpson (1967). Segundo Singer (1980), incluem-se no domínio motor três tipos básicos de comportamento: contactar, manipular e ou mover um objeto; controlar o corpo ou objetos quando em equilíbrio mover ou controlar o corpo ou parte do corpo no espaço, com timing, num ato ou seqüência breve ou longa, sob situações previsíveis e ou imprevisíveis.
Há necessidade também de se compreender o papel desempenhado pelas estruturas fisiológicas no comportamento motor. O movimento é gerado através de complexas interações que ocorrem em nível do sistema nervoso central e periférico, que processam as informações sensoriais, e outros impulsos originados no próprio sistema. O resultado é um padrão de impulsos nervosos que atinge os diversos órgãos efetores envolvidos no movimento, tais como: músculos, sistema cardío vascular e outros. Da contração muscular resulta o movimento, enquanto que os outros sistemas encarregam-se de proporcionar as condições adequadas para a sua realização.
HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS
Essas habilidades são advindas de padrões motores fundamentais maduros que foram refinados e combinados para formar habilidades esportivas e outras habilidades motoras especificas e complexas. Habilidades motoras essas especializadas são