Doenças Sexualmente Transmíssiveis
Doenças sexualmente transmissíveis são doenças infecciosas transmitidas pelo contato sexual, porém não exclusivamente por esses meios. Inicialmente as doenças sexualmente transmissíveis eram relacionadas a grupo de riscos, que eram homossexuais, os usuários de drogas injetáveis e os hemofílicos. Atualmente fala-se em Comportamentos de Risco, que se caracterizam por:
Ter vários parceiros sexuais
Ter um histórico pessoal de qualquer DST
Ter um parceiro (a) com histórico de DST
Ter um parceiro (a) com histórico desconhecido
Consumo de drogas ou álcool em uma situação em que o sexo possa ocorrer
Ter um parceiro (a) que consuma drogas injetáveis;
Relação sexual anal
Ter relação sexual sem proteção (sexo sem o uso de preservativo masculino ou feminino).
HISTÓRIA No começo das civilizações eram realizados cultos aos deuses, que eram caracterizados pela promiscuidade, facilitando assim as doenças chamadas de venéreas, em referência à Vênus (deusa do amor).
Alguns estudiosos afirmam que a gonorréia foi citada na bíblia e que no Egito, foram encontrados em tumbas registros de sífilis. Nessa época, as doenças eram consideradas incuráveis e o tratamento se limitava a diminuir os sintomas. Com o surgimento dos antibióticos, o tratamento se mostrou mais eficiente, prolongando a vida dos doentes de HIV/AIDS e a cura de outras doenças.
Os tipos de DSTs, são:
CLAMÍDIA
1. Definição
É uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatisdoida que afeta os órgãos genitais masculinos ou femininos.
2. Meios de transmissão
A transmissão ocorre pela via sexual (anal, vaginal ou oral) ou de mãe para filho, durante a passagem do bebê pelo canal vaginal na hora do parto.
3. Sintomas
A maioria das pessoas contaminadas com clamídia não apresenta sintomas, o que dificulta o diagnostico e facilita a transmissão da doença para grande número de pessoas, sendo considerada a DST mais comum no mundo. Quem transmite