TOPOGRAFIA
É a ciência que trata da determinação das dimensões e contornos (ou características tridimensionais) da superfície física da terra, através da medição de distâncias, direções e altitudes. A topografia também inclui a locação de linhas e malhas necessárias para a construção de prédios, estradas, barragens e outras estruturas. A topografia também compreende o cálculo de áreas, volumes, assim como a propagação de mapas e diagramas.
O topógrafo utiliza instrumentos eletrônicos para medir, visualizar e registrar distâncias e posições de pontos. Esses avanços têm contribuído nas áreas de Sistemas das Informações Geográficas (SIG), Sistemas das Informações Territoriais (SIT) e Sistemas de Posicionamento Global (GPS), sensoriamento remoto e outros.
Nos processos diretos a distância é obtida por meio de unidades retilíneas aplicadas diretamente no terreno, denominadas diastímetros. Os diastímetros mais comuns são as trenas que podem ser de lona, aço ou fibra de vidro.
Nos processos indiretos não é necessário percorrer os alinhamentos a serem medidos. Nesse caso, o instrumento é instalado num extremo do alinhamento e um complemento noutro extremo. A distância pode ser obtida por princípio ótico (estadimetria) ou por meio de princípio eletrônico (propagação de ondas eletromagnéticas).
Agrimensura trata da medição e divisão de terra, "medida dos campos", envolvendo aspectos de legislação, marcha processual para a execução dos trabalhos, divisão e demarcação de lotes, etc.
Geodésia e a ciência que se ocupa da mensuração da forma, das dimensões e do campo gravitacional do planeta Terra.
Topografia é a "descrição do lugar", estuda a área limitada da superfície terrestre, buscando conhecer a sua forma e a posição que a mesma ocupa no espaço geográfico.
Sistema de Posicionamento Global (GPS), os receptores GPS utilizam sinais emitidos por satélites artificiais que orbitam em torno do nosso planeta Terra. Estes receptores permitem, de maneira rápida e precisa, a