doenças sexualmente transmissíveis entre jovens
Fatores que podem aumentar a vulnerabilidade das DST (Doenças sexualmente transmissíveis)
-Fatores Biológicos o epitélio cilíndrico do colo do útero na adolescência se encontra mais exposto e alguns microrganismos têm predileção por este tecido.
A baixa idade da menarca pode levar a um início precoce da atividade sexual, aumentando a probabilidade de infecção.
-Fatores Psíquicos
A adolescência é uma fase de definição da identidade sexual com experimentação e variabilidade de parceiros. O pensamento abstrato ainda incipiente nos adolescentes faz com que se sintam invulneráveis, se expondo a riscos sem prever suas consequências. Instáveis, susceptíveis a influencias grupais, e familiares, estas jovens beneficiam-se de um bom relacionamento familiar para proteger-se das DST.
-Fatores sociais os baixos níveis escolar e socioeconômico estão associados às DST, assim como o uso de álcool e drogasa, já comprovados por diversos estudos. Os modelos de gênero também são responsáveis por atividade que colocam em risco a saúde da mulher ao imporem a esta ultima uma conduta submissa em relação ao homem que a impede de negociar o uso do preservativo nos intercursos sexuais.
Na atualidade
Nos últimos anos o comportamento sexual de um grande número de pessoa mudou substancialmente. Muitos passaram a iniciar a vida sexual mais jovens e com parceiros variados possibilitando um sexo mais promíscuo (com muitas pessoas) e entre pessoas que não se conhece bem. Esse comportamento teve como consequência um aumento das doenças sexualmente transmissíveis principalmente entre adolescentes .
Os dados vão aumentando e ainda estão abaixo da estimativa
Os casos de doenças sexualmente transmissíveis vêm aumentando em todo o mundo entre adolescentes e os números divulgados estão bem abaixo das estimativas. Isso porque apenas a aids e a sífilis são de notificação compulsória, ou seja, têm