monografia sobre doenças sexualmente trasmissiveis
CURSO DE ENFERMAGEM
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
ANA GLENDA FALCÃO BEZERRA
Manaus
2013
ANA GLENDA FALCÃO BEZERRA
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Trabalho de aproveitamento parcial para a matéria de Metodologia Científica, da turma de Enfermagem 012, no turno noturno, sob orientação do Prof. Edmilson Silva
Manaus
2013
1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Doenças sexualmente transmissíveis ou Infecção sexualmente transmissível, conhecida popularmente por DST são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente, porém não de forma exclusiva pelo contato sexual.
O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e controlar sua disseminação, no entanto será que somente o preservativo é capaz de garantir a prevenção, sendo isoladamente eficiente ?
2. JUSTIFICATIVA
As taxas de incidência de doenças sexualmente transmissíveis continuam em altos níveis em todo o mundo, apesar dos avanços de diagnosticação e tratamento. Em muitas culturas, especialmente para as mulheres houve a eliminação de restrições sexuais através da mudança na moral e o uso de contraceptivos, e tanto médicos e pacientes acabam tendo dificuldade em lidar de forma aberta e francamente com essas questões. Além disso, o desenvolvimento e a disseminação de bactérias resistentes aos antibióticos fazem que certas doenças sejam cada vez mais difíceis de serem curadas.
Com esse propósito o método preventivo mais comumente utilizado e eficiente é a camisinha, mas não de uma forma isolada, é necessária uma combinação de informação, sensibilização, diálogo entre as pessoas e família para que se chegue a utilização.
O dialogo é a principal arma no combate as doenças sexualmente transmissíveis, é a somatória, o