Período entreguerras 1920 - 1930
1-
O choque do imperialismos acabou deflagrando a primeira grande guerra, a guerra foi caracterizado por uma grande disputa política e por intensa corrida armamentista. Imperialistas se envolviam em conflitos pelo controle das matérias-primas e também dos mercados mundiais, principalmente sobre territórios da África e da Ásia. No inicio do século XX havia certa concorrência comercial entre países europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores.
Equilíbrio do poder (Entente Cordiale de 1904 e a Tríplice Entente de 1907). Fragilidades: Boers(África), nacionalismo(Irlanda), concorrência(Alemanha, EUA). Pode naval (marinha marcante e de guerra, segurança bases navais).
B) Rivalidades Nacionalistas: A rivalidade entre Alemanha e Inglaterra também é uma das causas. Os Ingleses sempre dominaram os mares da Europa. Iniciou-se uma corrida armamentista, desenvolvimento de navios de guerra, etc. A tensão aumentou quando a Inglaterra construiu o revolucionário encouraçado HMS Dreadnought: Militarismo e Aristocracia. c) Diplomacia Bismarckiana: a Alemanha assegurou a sua posição na Europa através de uma aliança com o Império Austro-Húngaro e um entendimento diplomático com a Rússia.
- Bismarck iniciou uma "corrida" a inúmeras alianças e tratados de paz. De fato, assinou a paz com quase todas as nações europeias, exceto com a França.- Política agressiva de Guilherme II: conquista de mercado.
- Poder militar terrestre e fortalecimento naval.
Muito do trabalho de Bismarck foi desfeito nas décadas seguintes, uma vez que Guilherme II não conseguiu renovar o tratado de 1887 com a Rússia, deixando que a França republicana firmasse uma aliança com o Império Russo.
Com Guilherme II surge a Weltpolitik(Política mundial), a concepção Germânica de geoestratégia. Os seus aspectos nucleares baseados na raça Germânica e espaço econômico demonstram uma continuidade desde a Alemanha Imperial até ao Terceiro Reich de