resenha
NA DIREÇÃO CERTA
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
SAMARA DA SILVA FERNANDES
Manaquiri/AM
2013
SAMARA DA SILVA FERNANDES
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Trabalho de aproveitamento parcial para a matéria de Metodologia do Trabalho Científica, sob orientação do Prof. Samio de Souza Fleurí.
Manaquiri/AM
2013
1 Titulo: Doenças Sexualmente Transmissíveis.
2 Formulação e delimitação do problema: Doenças sexualmente transmissíveis ou Infecção sexualmente transmissível, conhecida popularmente por DST são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente, porém não de forma exclusiva pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e controlar sua disseminação, no entanto será que somente o preservativo é capaz de garantir a prevenção, sendo isoladamente eficiente?
3 Objetivos:
3.1 Objetivo geral: Conhecer as variadas doenças sexualmente transmissíveis (sintomas, cuidados e como preveni-las); - Conhecer os diversos métodos contraceptivos e como utilizá-los.
3.2 Objetivos específicos
1. Propor uma reflexão quanto ao uso da camisinha.
2. Demonstrar que a camisinha possui um papel primordial na prevenção, mas não é um fator de sucesso quando citada isoladamente.
3. Apresentar os outros agentes como informação e conscientização que possuem grande relevância quanto à sensibilização do uso de preservativo (camisinha).
4. Justificativa:
As taxas de incidência de doenças sexualmente transmissíveis continuam em altos níveis em todo o mundo, apesar dos avanços de diagnosticação e tratamento. Em muitas culturas, especialmente para as mulheres houve a eliminação de restrições sexuais através da mudança na moral e o uso de