Eu você e Família.
O presente projeto tem por finalidade direcionar, a atuação da equipe escolar juntamente com a orientação educacional que atende uma clientela dos diferentes níveis sociais. A clientela da escola em sua grande maioria é constituída por alunos de média e baixa renda, é no turno da noite onde se enfrenta o maior problema com as drogas, o que tem sido um dos grandes desafios enfrentados na mesma.
Numerosos jovens, em especial os que encontram mais dificuldades para estruturar projetos de vida satisfatória, tratam de obter recursos através de atividades criminosas. Esta tem sido uma preocupação crescente de familiares, autoridades e instituições voltadas para a juventude, e dos próprios jovens: o risco de envolvimento com o narcotráfico e as trágicas consequências ligadas à marginalidade e à violência.
É preciso prevenir de modo contínuo, pois, o consumo de vários tipos de drogas tem aumentado precocemente nos jovens, gerando a violência escolar de muitos alunos que usam e comercializam, dentro e nas proximidades da escola.
A proposta é atender as necessidades dos discentes, estabelecendo um vínculo de confiança ajudando o adolescente no seu amadurecimento, mostrar como é importante valorizar a vida e ter uma qualidade de vida saudável. Faz-se necessário uma educação preventiva de orientação aos alunos, pais, professores, enfim, toda a comunidade escolar sobre os efeitos em consequências maléficas causadas pelo uso de drogas, como também esclarecer as consequências que as DSTs provocam no organismo e que os meios preventivos são uma alternativa eficaz para amenizar e evitar adquirir uma DST e até mesmo uma gravidez precoce.
O desafio maior é trabalhar a prevenção na escola visando reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens quanto ao uso das drogas, as doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez precoce na adolescência e formar jovens multiplicadores para influenciar através do seu trabalho de orientação informação a comunidade escolar.