Doenças respiratórias
FACULDADE METROPOLITANA DE BLUMENAU
CURSO: ENFERMAGEM
-------------------------------------------------
Rua Dr. Pedro Zimmermann - no 385 – Salto do Norte – 89065-000 – Blumenau/SC – Fone: (47) 3334-900
Kellin Danielski ¹
Jaqueline G. Steuck ²
Suzan D. Gonzaga ³
Asma
Bronquite
Pneumonia
Graduação em Enfermagem
Disciplina: Assistência Integral à saúde da Criança e do Adolescente
Professora: Kellin Danielski
Introdução:
As pneumonias e broncopneumonias são processos inflamatórios, geralmente agudos e infecciosos envolvendo alvéolos, interstícios e vias aéreas pulmonares, sendo classificados de acordo com o agente etiológico.
A organização mundial da saúde estima que ocorra milhões de óbitos por ano em crianças abaixo de 5 anos de idade por infecções respiratórias, sendo 90% destes óbitos em países subdesenvolvidos. Em crianças jovens e lactentes a maioria das pneumonias são causadas por vírus. Em crianças escolares predomina o Pneumococo e o Mycolasma pneumoniae. Em países desenvolvidos o principal agente etiológico em pré-adolescentes e adolescentes é o Mycoplasma. ( bibliografia)
A bronquite se classifica em aguda e crônica. A aguda costuma acompanhar uma infecção viral respiratória. No início ela afeta o nariz, os seios da face e garganta e, depois de espalha para os pulmões. Às vezes, pode-se contrair uma infecção bacteriana secundária nas vias respiratórias. Isso significa que a bactéria infectou os vias respiratórias, além do vírus.
A crônica é uma doença com efeito a longo prazo. Pessoas com a doença tem uma tosse que produz muco excessivo. Para ser diagnosticada como bronquite crônica, a pessoa deve tossir com muco na maior parte dos dias do mês, por per menos três meses. (www.minhavida.com.br/saude/temas/bronquite).
Asma é considerada uma doença obstrutiva difusa pulmonar com hiperreatividade das vias aéreas à vários estímulos e, um alto grau de reversibilidade do processo