Caxumba
Nome científico:
- Parotidite epidêmica.
É uma doença também conhecida pelos seguintes nomes :
-Parotidite infecciosa.
-Papeira (nome popular).
Transmissão:
A caxumba é transmitida por contato direto com a saliva produzida pela boca e com secreções do nariz e garganta de pessoas infectadas.
Sintomas Esta doença, que ocorre principalmente em crianças, apresenta como sintoma principal o inchamento de uma ou mais glândulas salivares, causando um aumento exagerado do volume da região do pescoço. Além deste fator, febre e em alguns casos, inchamento das glândulas salivares, náuseas, sudorese, zumbido nos ouvidos e dores no corpo e na cabeça podem se manifestar.
Em alguns casos excepcionais surgem complicações, como a orqui-epididimite (inchamento dos testículos), ooforite (inchamento dos ovários), pancreatite(inflamação nos pâncreas) ; meningite(inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central - as meninges.) ; e encefalite (infecções agudas do cérebro).
INCUBAÇÃO:
Período de incubação da caxumba é de 12 a 25 dias. Varia entre duas e três semanas após o contato com o agente transmissor, sendo que o indivíduo acometido é capaz de transmitir o vírus cerca de uma semana antes das manifestações sintomáticas, e até nove dias depois deste evento.
Tratamento:
Não existe tratamento para a eliminação do vírus, sendo este visado apenas para aliviar os sintomas da doença. Assim, repouso e, em alguns casos, antitérmicos, analgésicos e compressas são indicados.
As pessoas com suspeita de caxumba devem procurar um médico para a confirmação do diagnóstico.Os antitérmicos e analgésicos, caso necessário, podem ser utilizados para controlar a febre e a dor. Os medicamentos que contenham em sua formulação o ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Doril, Melhoral, etc) Não devem ser usados, pelo risco de ocorrerem sangramentos (o número de plaquetas pode ficar diminuído em