Doenças renais
Um efeito importante da rápida taxa de fluxo tubular que ocorre nos néfrons remanescentes dos rins afetados é que os túbulos renais perdem sua capacidade de concentrar ou diluir a urina. A capacidade de concentração do rim é comprometida principalmente porque (1) o fluxo rápido de líquido tubular através dos duetos coletores evita a reabsorção adequada de água, e (2) o fluxo rápido através da alça de Henle e dos ductos coletores impede que o mecanismo de contracorrente opere de forma efetiva na concentração dos solutos do líquido intersticial medular. Portanto,à medida que mais néfrons são progressivamente destruídos , a capacidade renal de concentração máxima diminui, e a osmolaridade e a gravidade específica da urina(uma medida da concentração total de solutos) se aproximam da osmolaridade e da gravidade específica do filtrado glomerular, como mostrado na figura 31-6.
O mecanismo de diluição do rim também fica comprometido quando o número de néfrons diminui, porque a rápida passagem de líquidos pelas alças de Henle e a carga elevada de solutos como a uréia produzem concentração relativamente alta de solutos no líquido tubular dessa parte do néfron. Consequentimente, a capacidade de diluição do rim é afetada, e a osmolalidade e a gravidade específica mínimas da urina se aproximam das do filtrado glomerular. Na medida em que o mecanismo de concentração fica mais compremetido ainda que o mecanismo de diluição na insuficiência renal crônica, um importante exame clínico da função renal é o de determinar quão bem os rins conseguem concentrar a urina quando a ingestão de água da pessoa é restringida por 12 horas ou mais.
Efeitos da Insuficiência Renal sobre os Líquidos Corpóreos – Uremia
O efeito da insuficiência renal completa sobre os líquidos corpóreos depende (1) da ingestão de água e de alimentos e (2) do grau comprometimento da função renal. Assumindo que uma pessoa que insuficiência renal