doenças renais
As pedras no rim podem se formar quando a urina contém certas substâncias em excesso. Essas substâncias podem criar pequenos cristais que se transformam em pedras.
Cálculos renais localizados nos rins e na uretra. O maior fator de risco para cálculos renais é a desidratação. Os cálculos renais podem não manifestar sintomas até que comecem a se mover pelos ureteres, tubos pelos quais a urina é levada até a bexiga. Quando isso acontece, os cálculos podem bloquear o fluxo de urina ao sair dos rins. Isso causa inchaço do rim ou dos rins, provocando dor. A dor normalmente é grave. Os cálculos renais são comuns. Uma pessoa que já teve cálculos renais frequentemente volta a tê-los no futuro.
O principal sintoma é dor grave que começa subitamente e pode desaparecer de repente:
A dor pode ser sentida na barriga ou na lateral das costas. A dor pode migrar até a virilha ou até os testículos
Outros sintomas podem incluir:
Urina de cor anormal
Sangue na urina
Calafrios
Febre
Náuseas
Vômitos
Tratamento
O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e evitar o aparecimento de novos. (Em geral, os cálculos renais que são pequenos o suficiente saem sozinhos.) O tratamento varia de acordo com o tipo de cálculo e a gravidade dos sintomas. As pessoas com sintomas graves talvez precisem ser hospitalizadas. Quando o cálculo é expelido, a urina deve ser filtrada e a pedra deve ser guardada e examinada para determinar o tipo de cálculo.
Beba pelo menos de 6 a 8 copos de água por dia para produzir uma grande quantidade de urina. Algumas pessoas podem precisar de hidratação intravenosa.
Os analgésicos podem ajudar a aliviar a dor de expelir os cálculos (cólica renal). Para dores graves, pode ser necessário tomar analgésicos ou anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) como o ibuprofeno.
Dependendo do tipo de cálculo, seu médico pode prescrever um medicamento para diminuir a